10 indícios de que você necessita de ajuda com suas finanças pessoais 

Grande parte dos brasileiros encontram dificuldades em cuidar de suas finanças pessoais. Um dos fatores que contribui para que essas pessoas entrem nesse cenário, é o fato de não conseguirem identificar quando precisam desse tipo de ajuda. Quando percebem já estão atoladas de dívidas e sem saber o que fazer. 

Existem 10 indícios que podem te ajudar a descobrir se você precisa de ajuda com suas finanças pessoais.

Você não tem ideia de quanto ganha ou gasta 

Esse pode ser um dos principais erros. Quando não se tem a noção do quanto se ganha ou gasta, é quase que impossível controlar suas finanças pessoais. 

Considera a poupança e títulos de capitalização como investimentos 

Teoricamente são investimentos, mas são investimentos ruins e que nem deveriam se enquadrar nessa categoria. É um investimento que só rende na data do depósito, e tem uma porcentagem muito ruim. 

Você espera que sobre dinheiro para investir 

É muito importante você não ficar esperando sobrar dinheiro para investir, por que assim ele não vai render. 

10 indícios de que você necessita de ajuda com suas finanças pessoais

Você trata o cartão de crédito como se ele fosse de débito 

Use o cartão de crédito somente para emergências, e não como um salário extra. É por esse motivo que muita gente acaba se enfiando em dividas enormes. 

Não planejou sua aposentadoria 

A idade chega para todos e neste caso, é importante aposentar com uma estabilidade financeira. Se essa hipótese nunca passou pela sua cabeça, é porque você precisa de ajuda em suas finanças pessoais. 

Não entende por que seu dinheiro acaba tão rápido

Você recebe seu salário e após uma semana percebe que ele acabou. Certamente você se coloca na chamada corrida dos ratos. 

 Acredita que não tem mais dinheiro, e procura por uma renda extra. Quando seu salário aumentou, não se preocupou em guardar nada, e por isso precisa de mais. 

Imagina que se comprar uma casa própria é investimento 

A casa é um bem pessoal e do seu uso, e não um investimento. Entretanto o imóvel para ser um investimento ele tem que gerar lucro, diferente da sua casa que te traz despesas. 

Acreditar que coisas são sinônimo de riqueza 

Coisas não são sinais de riquezas, uma pessoa com o carro do ano não significa riqueza, pois para ter esse bem ela pode ter entrado em um financiamento nem um pouco vantajoso. 

Suas finanças pessoais estão desequilibradas 

Não ter controle e gastar sempre acima do que ganha, só mostra que você não está sabendo lidar com suas finanças. É o famoso vivendo um degrau acima. 

Pensa que o dinheiro é o vilão de tudo 

Muita gente imagina que o dinheiro pode subir pra cabeça. O dinheiro não tem poder sobre nada, algumas pessoas se deixam corromper e mudam ao enriquecer, mas esse perfil já vem com ela, o dinheiro é só um pretexto para isso. 

Se você se encaixa em algum desses sinais, então você precisa de ajuda com as finanças pessoais. Mude alguns hábitos seus, assim você pode ter mais tranquilidade e gerir melhor sua situação financeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *