11 qualidades que devem ser mencionadas em uma selecção de emprego 

É difícil citar suas qualidades em sua selecção de emprego? 

Em uma selecção para uma vaga de emprego é muito comum listar todas as qualidades e defeitos do candidato. Sendo assim, os contratantes pedem aos candidatos que citem pelo menos três habilidades e três defeitos em sua entrevista de emprego. 

No entanto, é muito importante analisar, quais são os talentos que estão presentes em sua capacidade, e também as que te deixam em vantagem sobre a vaga que você está disputando. Confira abaixo as opções que podem te ajudar. 

11 qualidades que devem ser mencionadas em uma selecção de emprego 
11 qualidades que devem ser mencionadas em uma selecção de emprego

1. Organização

Mostrar ao contratante que você é uma pessoa organizada, já é uma grande vantagem. O recrutador com certeza vai querer em sua empresa um trabalhador organizado que saiba separar suas obrigações em tarefas, e que mantenha suas prioridades estabelecidas. 

Citar qual o software ou a metodologia que você usa para organizar sua lista de tarefas, é um ponto positivo para mostrar que você é organizado. Dessa forma, você estará poupando tempo e como se diz o ditado: tempo é dinheiro! 

 2. Flexibilidade 

É importante que você dance conforme a música, pois nos tempos de hoje a mudança se tornou uma regra. Contudo, a flexibilidade é uma qualidade que todos os contratantes mais observam e admiram em seus colaboradores. 

Sendo assim, cite para os contratantes algum momento em suas experiências passadas, onde teve alguma mudança externa, e você conseguiu contorna-la sendo flexível. 

3.Sinceridade

Honestidade é uma qualidade indispensável, e as empresas com certeza buscam isso no trabalhador. Dessa forma, a empresa tem como garantia um profissional que seja honesto e ético no trabalho. 

Existem pessoas que por medo de serem punidos acabam escondendo seus erros. Por tanto, fique atento pois quem esconde seus erros acaba sendo classificado como uma pessoa que não é sincera. 

Use das suas experiências anteriores para citar algum cenário, onde você conseguiu resolver algum problema com sua sinceridade. 

4. Criatividade 

Fale também sobre sua capacidade em ser criativo. Há situações na qual você terá que agir de um jeito diferente das outras pessoas. Ser diferente e original pode ser uma vantagem competitiva para o contratante e também pode servir de base para inovação. 

Depois dos constantes avanços tecnológicos, muitos trabalhos repetitivos foram poupados. Sendo assim, a inovação e a criatividade acabam sendo mais valorizadas. 

Você teve alguma ideia importante que de alguma maneira acabou resultando em corte de custos para uma das empresas que você trabalhou? Use isso a seu favor e cite na sua entrevista. 

5.Proativo

Tem iniciativa e vontade de solucionar as situações que estão pendentes? Não se intimida em assumir responsabilidades novas? Toma atitude antes mesmo que seu superior solicite que você entre em ação?

Sendo assim, não perca tempo e fale sobre essa qualidade ao recrutador. 

Ter um comportamento relativo, como “apagador de incêndios”, mesmo que tenha sua utilidade, pode ser menos valorizado. Em que momento você agiu de maneira preventiva e conseguiu evitar que sua equipe passasse por problemas? 

6.Pontualidade 

Se você é uma pessoa pontual, e consegue cumprir com seus horários, não esqueça de informar isto ao contratante. Um dos pilares mais importantes para empresa, é contar com colaboradores que são pontuais em seus trabalhos, isso faz com que a empresa tenha uma óptima relação profissional. 

Leve com você uma carta de referência sobre seus empregos anteriores, pois isso vai te ajudar a comprovar suas qualidades. 

7.Sabedoria 

Fale sobre as experiências que você adquiriu nos seus trabalhos anteriores e como elas de certa forma podem ser importantes para a empresa. 

Cada empresa tem seu jeito único de trabalhar, por isso é comum que o profissional que tem passagem por outras empresas, acabe trazendo novas ideias devido a suas experiências. 

Nas empresas onde trabalhou, você adicionava algum valor com sua experiência de trabalho? Alguma ideia sua contribuiu para algum resultado da empresa? Se sim, seleccione alguns exemplos e apresente eles em sua entrevista. 

8. Persistência 

Ser persistente se manter de pé e avançar mesmo diante das dificuldades é crucial para quem quer ser bem sucedido, isso em qualquer área. 

Sendo assim, seleccione exemplos no qual você tenha alcançado seus objectivos, após ter que insistir muitas vezes. Demonstre as experiências acumuladas durante seu trajecto até o sucesso. 

9. Lealdade 

Seja firme, procure dar suporte de uma forma positiva, pois dessa forma essa habilidade acabará definindo o clima dentro do ambiente de trabalho. 

Pesquise em seu histórico profissional alguma situação onde a sua decisão em se manter fiel a equipe, acabou tendo consequências positivas no local de trabalho que você estava. 

10. Entusiasmo 

Um colaborador entusiasmado e bem animado acaba contagiando toda equipe. As empresas entendem que, mesmo que a tarefa seja pequena, a pessoa colocando toda sua vontade e pensamento positivo nela, todos os resultados acabam sendo melhores. 

Se você é uma pessoa assim e consegue multiplicar a energia das pessoas, mostre isso através de suas experiências passadas, demonstre em qual situação foi possível elevar a vibração de todos através do entusiasmo. 

Conseguir incentivar as pessoas a serem mais enérgicas é uma qualidade que as empresas valorizam muito. Por tanto use isso a seu favor e não esqueça de informar isso ao recrutador. 

11. Três qualidades e três defeitos 

É importante lembrar que é comum que o entrevistador durante a entrevista, peça ao candidato que liste quais são as três qualidades e quais são os três defeitos que o mesmo possui. 

No mundo onde cada vez mais nosso tempo acaba ficando escasso, esta é uma maneira rápida que as empresas acharam para ter alguma ideia sobre o perfil do candidato. 

Portanto, fique atento e se prepare para essa entrevista mantendo sempre essa lista em sua mente. Sendo assim, pesquise sobre a vaga e procure em suas experiências passadas quais são as qualidades que mais se encaixam na vaga que você está disputando. 

Lembre-se que outras pessoas estarão disputando a vaga, por isso é importante estar sempre na frente, com tudo isso em mãos com certeza você irá se destacar, e com certeza fará com que o recrutador olhe para você com outros olhos e fique interessado em seu serviço. Boa sorte!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *