7 Erros que podem ser evitados com cartão de crédito 

O número de pessoas que utilizam cartão de crédito vem aumentando já faz um tempo, Porém poucas sabem utilizar o cartão da maneira correta. Por isso, a maioria das pessoas perdem o controle de seus gastos e acabam se enfiando em dividas que parecem não ter fim. 

Muitos brasileiros não percebem o quanto gastam no cartão e isso leva a crer que eles realmente acabam pagando mais do que consumirão. Dessa forma, alguns acabam deixando de pagar no dia certo, o que acaba criando juros e multas. 

7 Erros que podem ser evitados com cartão de crédito 
7 Erros que podem ser evitados com cartão de crédito

O cartão de crédito é uma ferramenta muito boa, toda via devemos saber como usá-lo e ficar atento com os detalhes. 

Ter um Cartão de Crédito como uma renda extra 

O limite que você tem no cartão acaba se tornando um empréstimo feito pelo banco, e esse valor precisa ser pago. Essa dívida pode ser parcelada ou paga de uma vez. Geralmente o cartão é utilizado para comprar produtos mais caros o que leva a pessoa a parcelar esse valor. 

Sendo assim, não gaste mais do que você ganha e não utilize mais do que o limite do cartão, isso acaba gerando juros altos. 

Pagar apenas o mínimo 

Os cartões dão aos clientes a opção de pagar o valor mínimo do cartão, que gira entorno de 15% do valor da fatura. Essa pode ser uma solução para não pagar muito, mas isso não é verdade. No entanto, o valor que você deixou de pagar pagando o mínimo, acaba sendo incluso na próxima fatura, além disso pode ser incluso juros de 15,12%, o que é nomeado de crédito rotativo. 

Pagar o cartão atrasado 

Procure pagar sua fatura sempre em dia, para não gerar juros altos. Além de que, você pode acabar entrando no crédito rotativo e tudo acabar se tornando uma grande bola de neve. 

Não estar ciente das taxas 

Alguns cartões cobram taxa de anuidade que devem ser pagas anualmente, pois só assim o cartão poderá ser usado. Ao querer aumentar o limite do cartão você também acaba gerando juros muito maiores. 

Há também uma taxa que é cobrada quando se utiliza o cartão de crédito para realizar saques no caixa eletrônico. 

Possuir mais de um cartão 

Quanto mais cartões tiver, mais você vai querer gastar, dessa forma não terá dinheiro para pagar tudo. E com certeza irá perder o controle das dívidas. 

Não conferir o extrato da conta 

No entanto, fique atento a movimentação da sua conta e também a maneira de como seu cartão tem sido utilizado. Isso pode ser visto na fatura, no celular, site do banco e etc. Sendo assim o importante é controlar tudo. 

Não ficar atento as cobranças no débito automático 

Deixar que suas contas sejam pagas pelo débito automático pode ser muito prático e também evita atrasos e decorrente disso os juros. Mas é importante ficar atento e controlar seus gastos. 

Observe os valores das contas e veja se estão sendo cobradas corretamente. Nesse modelo de cobrança o importante é deixar contas como água, luz, internet, etc. 

Antes de ter ou utilizar qualquer tipo de cartão, estude um pouco sobre ele e saiba como realmente funciona. Utilizar esse benefício corretamente, com certeza fará muita diferença em sua vida econômica. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *