Aprenda 5 formas de falar de você em uma entrevista 

Você tem dúvida de como falar de você em sua entrevista de emprego? Muitos candidatos encontram a mesma dificuldade. 

O processo é feito tranquilamente, mas quando o contratante pede para que o candidato fale um pouco mais dele, parece que trava tudo. Isso acontece quando o candidato não se preparou de maneira eficiente antes da entrevista.

Aprenda 5 formas de falar de você em uma entrevista 
Aprenda 5 formas de falar de você em uma entrevista

No entanto para falar de si, é necessário executar alguns exercícios antes do processo seletivo que irá participar. Sendo assim, será mais simples criar sua resposta, de uma forma que impressionará o recrutador. 

Veja algumas dicas.

     1. Avalie algumas de suas principais conquistas profissionais 

Quando estiver falando de você em uma entrevista, é importante que cite suas principais conquistas profissionais. Contudo é importante não perder muito tempo apenas nesse assunto. 

Sendo assim, um dia antes de sua entrevista faça uma análise completa da sua carreira, e selecione quais conquistas são mais significativas para vaga em si. 

     2. Fale sobre seu conhecimento acadêmico relacionado a área da vaga 

Um erro comum entre muitos candidatos, é acabar usando todo o tempo da entrevista falando passo a passo sobre sua experiência acadêmica. Mas, não é necessário falar sobre tudo. 

O importante é falar apenas do seu entendimento e experiência relacionado a vaga. Por exemplo, se a vaga que está sendo disputada é para o departamento de administração, não tem por que citar um curso sobre atendimento ao cliente por exemplo. 

     3. Cite pelo menos de 3 a 4 habilidades relevantes sobre você na entrevista 

Outra dica de como falar sobre você na entrevista mais uma vez, é citar suas habilidades e competências que se encaixam na vaga. No entanto, é importante citar pelo menos quatro. 

Perder muito tempo relatando esses tipos de características não é adequado, por que você também deve falar da sua experiência e também de seus hobbies favoritos. 

Entretanto, é importante que você justifique sua resposta. Cite alguns pontos da sua carreira que podem comprovar sua habilidade. Sendo assim é bem mais fácil para o recrutador avaliar o seu perfil. 

      4. Mencione metas que podem ajudar a alcançar 

Da mesma forma você pode citar metas nas quais pretende alcançar, ou objetivos da empresa que pode ajudar a realizar. Geralmente essas informações são muito valorizadas por quem está recrutando. 

É importante por que mostra que você se preocupa com o futuro, e que pretende permanecer na empresa por um bom tempo, caso o contrate. Desta forma, empresas acabam valorizando os funcionários que pretendem ficar na empresa por muito tempo. 

      5. Cite algumas razões que te fazem querer trabalhar no empreendimento 

Por tanto, uma excelente maneira de falar sobre você em sua entrevista e impressionar o recrutador é falar quais as razões que te fazem querer trabalhar na empresa. Mas, não basta dar respostas subjetivas. 

Antes da sua entrevista pesquise sobre a instituição e procure quais são os pontos em comum que a empresa tem com você. Uma dica importante é falar sobre a cultura institucional dela. 

Estar ciente dessas dicas, fará com que sua entrevista se torne mais fácil. Através desse conhecimento é possível ir se preparando com calma e responder de maneira que mostre seu perfil profissional. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *