Saiba como ter um currículo simples e eficaz – Veja mais!

Um currículo bem elaborado é de extrema importância em uma entrevista de emprego, pois é através dele que o entrevistador conhece o candidato. No entanto, há algumas características importantes que devem ser postas em um bom currículo. 

Saiba qual o conceito do currículo 

Antes de tudo você deve saber que esse é um documento que deve possuir seus dados pessoais e sua trajetória profissional. Além disso é importante mencionar seus esforços como profissional, o caminho percorrido por você e também suas metas profissionais. 

Saiba como ter um currículo simples e eficaz - Veja mais!
Saiba como ter um currículo simples e eficaz – Veja mais!

Há três ideias que são básicas, mas que podem fazer grande diferença em um currículo: simplicidade, eficiência e verdade. Essas são ideias básicas, mas que agregam maior credibilidade e confiança ao entrevistador. 

Verdade 

Toda mentira sempre é descoberta, por isso você nunca deve colocar em seu currículo dados falsos e nunca omitir informações. Quando você mencionar por exemplo que é fluente em um determinado idioma ou mencionar capacitações que não possui, certamente uma hora você será descoberto e isso não transmite uma imagem positiva. 

Portanto, em qualquer hipótese seja franco e fale somente a verdade. Procure citar qualidades que podem lhe destacar dos demais candidatos e deixe claro o que você está fazendo para se tornar um melhor profissional. 

Simplicidade 

Normalmente os entrevistadores não tem muito tempo para ficar lendo currículo, por isso quanto mais claro o currículo for melhor será. No entanto, você deve elaborar algo que desperte o interesse do entrevistador. 

Eficiência 

É importante que o currículo esteja de acordo com a vaga que deseja concorrer. 

Simples e interessante 

É provável que essa seja a ideia de currículo perfeito, ele deve mostrar o que é realmente importante sem esquecer do que é exatamente importante. 

Cabeçalho 

Essa é a parte que você deve por apenas informações indispensáveis como: nome completo, telefone, e-mail e endereço (jamais coloque apelidos que não estão dentro do contexto). 

Objetivo: esse é o espaço destinado para o candidato mencionar onde deseja trabalhar na empresa. 

Características e qualificações: aqui é onde o você deve falar sobre seus talentos e características pessoais e profissionais. 

Formação acadêmica: aqui é onde você deve mencionar os cursos de aperfeiçoamento que já fez como faculdade e /ou pós-graduação. 

Conhecimentos técnicos e especialidades: mencione as áreas de conhecimento, suas áreas de conhecimento, suas especialidades, onde já trabalhou, suas técnicas e habilidades. 

Experiência profissional: aqui você deve mencionar suas vivências profissionais, onde trabalhou, os cargos exercidos e o tempo que trabalhou em cada uma delas. 

Línguas estrangeiras: aqui você deve falar sobre seu conhecimento e sobre seu nível de proficiência como básico, fluente ou intermediário. 

Outras informações: aqui é onde devem ser mencionadas coisas que também são importantes, mas que tenham relação com o trabalho. É também importante mencionar as qualidades que podem chamar atenção do entrevistador como por exemplo: intercâmbios culturais e trabalho voluntário. 

Questões necessárias para o currículo 

  • Deixe claro sua área de interesse; 
  • Observe atentamente para que não haja nenhum erro de português; 
  • Deixe claro sua personalidade; 
  • Cite o tempo que atuou no seu antigo trabalho; 
  • Procure mostrar tudo que tem feito para melhorar sua qualificação e atualização. 

Caso seu currículo esteja de acordo com as dicas mencionadas, provavelmente ele será escolhido. Boa sorte! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *